quinta-feira, 20 de maio de 2010

Des)arrumando Identidade

TEMA DO ENCONTRO
Des)arrumando Identidades: Movimentos Interdisciplinares nos Estudos da Linguagem.
Atividade: Como ensinar o debate em sala de aula: um modelo didático

Como o debate é um gênero oral, é mais difícil se construir um modelo que leve em consideração todas as etapas que devam ser cumpridas no ensino desse gênero textual.
Mesmo assim, vamos tentar didatizar este gênero a fim de facilitar a depreensão de suas estruturas para que elas possam servir de modelo para os alunos no momento em que necessitarem construir uma situação real ou simulada de debate.

1º passo: Atividades prévias (para depreensão do modelo)
• Levar os aprendentes a participarem como ouvintes a uma série de debates para que eles possam perceber as características em comum de diversos eventos dessa natureza (dar referências de debates televisivos e/ou levar um modelo gravado para a sala de aula);
• Evidenciar para os aprendentes que a variante lingüística utilizada em um debate é a variante mais aproximada da linguagem formal. Embora tenha características próprias da oralidade, o discurso deve ser claro e sem atropelos, evitando-se idéias repetidas;
• Diferenciar o gênero debate de outros gêneros orais públicos como as mesas redondas ou painéis, por exemplo;
• É importante também evidenciar que o debate só é possível quando há oposições de pontos de vista sobre um determinado assunto;
• Deixar claro que uma das regras principais dentro de um debate é o respeito ao outro debatedor. Deve-se escutar com respeito seus pontos de vista e apresentar os seus também de modo respeitoso para não ofender o outro. A oposição é de idéias, não de pessoas. Essa e as outras regras definidas no momento de preparação do debate devem ser rigorosamente seguidas;
• Enfatizar que no decurso do debate, um dos interlocutores pode ser convencido pelo outro, ou ainda, é possível que ambas as partes aceitem os argumentos do outro lado (mesmo que parcialmente) e repensem suas opiniões. Mesmo que isso não aconteça, o importante é que um debate serve para se conhecer os diferentes pontos de vista sobre determinado assunto para todos os participantes (para quem debate e também para quem assiste).

2º passo: Atividades de preparação (para o planejamento de um debate em sala de aula)
Nesta etapa, as decisões devem ser tomadas na sala de aula por todos os envolvidos (alunos e professores)
• Definição de:
Tema;
Participantes (2 ou mais pessoas que tenham pontos de vista diferentes sobre determinado assunto);
Mediador e
Público interessado (estabelecer o papel de um público interessado para o auditório);
• Delimitação das regras (que podem variar de acordo com cada situação):
Antes da discussão cada debatedor exporá sua opinião (3 min.);
Cada debatedor faz a apreciação da fala inicial de 1 dos seus interlocutores, iniciando assim a discussão (3 min.);
O interlocutor citado pode pedir a réplica (2 min.);
Cada participante só poderá falar na sua vez e não deve exceder o tempo estipulado e deve sempre atender ao mediador;
 Após o debate, o público poderá fazer perguntas diretas, de forma oral, a qualquer dos debatedores. O tempo para essa etapa será de 10 minutos;
Cada debatedor inquirido terá 1 minuto para dar sua resposta.
• Determinar tempo para a preparação dos debatedores = 1 semana
Esse tempo servirá para os alunos, que irão debater, estudar para se aprofundar no assunto e selecionar bons argumentos para o debate. O debatedor deve se preparar para possíveis perguntas e contestações que possam vir dos seus oponentes e/ou da platéia.

3º passo: O debate (interação em sala de aula) - Um modelo de roteiro a ser seguido
• Abertura: (etapa cumprida pelo mediador)
 Cumprimento ao público
Exposição do tema (motivo do debate)
 Explicitação das normas previamente estipuladas
Apresentação dos debatedores

• 1ª Fase:
Mediador passa a palavra a um dos debatedores;
Retoma a palavra e a passa ao outro debatedor;
(ambos devem cumprimento e exposição cada um (nesse 1ºfalar somente o tempo estipulado) momento, os debatedores somente devem expressar seus pontos de vista sem mencionar seus interlocutores)

• 2ª Fase:
Mediador retoma a palavra e a repassa novamente para o primeiro debatedor para que ele comente a exposição do oponente;
Nesse momento pode ocorrer a réplica;
Mediador inverte as posições entre os debatedores: o 2º faz comentário e o 1º a réplica.

• Participação da Platéia:
Momento da interferência da platéia aos debatedores (10min). Estes terão 1 minuto para responder a cada questionamento.
• Recapitulação:
Breve comentário de cada debatedor (2min);
Síntese do debate pelo mediador.

• Conclusão:
Mensagem final (pelo mediador)

• Agradecimentos:
Do mediador para os participantes (debatedores e platéia).

Obs.: Se possível, o trabalho pode ser gravado para que se faça a avaliação dele. Essa avaliação não deve necessariamente ser feita somente pelo professor, toda a turma pode participar desse processo ao analisar o comportamento de todos no momento da interação.

E.E.DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO “PROF. BOLÍVAR BORDALLO

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